quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Schnauzer Miniatura


Schnauzer Miniatura
O schnauzer miniatura (em alemão: Zwergschnauzer) é uma raça canina originária da Alemanha. Seu nome vem da palavra alemã schnauze, que significa focinho. Sobre seu surgimento existem duas teorias aceitas. Na primeira diz-se que esta raça "nasceu" dos cruzamentos entre o schnauzer standard e o affenpinscher, ao passo que na segunda afirma-se que o tamanho desta miniatura foi atingido graças ao envolvimento do pinscher nestes cruzamentos seletivos, já que seu nome primeiro foi pinscher de pelo duro. Inicialmente criado para ser um rateiro, conquistou popularidade após a Segunda Guerra Mundial, quando ultrapassou a variante média em número de registros.
Fisicamente pode chegar a medir 36 cm e pesar 8 kg. Sua pelagem atinge diversas cores, inclusive a branca, embora a prateada seja a preferida; sua tosa é característica: curta e uniforme, o que ressalva suas densa barba e grossa sobrancelha. Em alguns países é comum ainda que se corte as orelhas, para que fique em pé como as do pinscher. Seu temperamento é classificado como de um terrier, embora seja de fácil adestramento, graças a seu antepassado pastor.
As cores aceitas pelo standard da raça são o preto, preto e prata e sal e pimenta (nesta o pelo muda de cor ao longo de seu comprimento, não sendo uma mistura de pelos de diferentes cores) - mas também são comuns a branca e o prata.
O schnauzer miniatura possui pelagem dupla: o sub-pelo é macio e a cobertura do tipo "pelo de arame". Na tosa de competição o torso deve sofrer stripping, com a retirada manual dos pelos, deixando apenas o sub-pelo aparente - em tosa comum apenas apara-se, obtendo visual similar. O focinho e a saia (patas e dorso) tem pelo longo, remanescente da origem e função de caça a pequenos roedores, servindo de proteção contra o frio e também para eventuais mordidas de suas presas, com o corpo livre para acessar buracos - entrando e saindo com facilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário